Leondenis Vendramim

Ideologia do gênero – 4

27/10/2017

Ideologia do gênero – 4

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Você, leitor, já ouviu falar em Avatar? Assistiu ao filme Avatar? Sabe o que significa? Não é somente um filme de aventura com extraterrestres! Não! É uma ideologia filosófica hinduísta, que enraíza na mente dos espectadores. O hinduísmo é uma religião antiquíssima, a terceira maior do mundo (o cristianismo com 2,2 bilhões, islamismo 1,4 bilhão e hinduísmo 900 milhões de adeptos são as maiores). A maior concentração de hinduístas está no Paquistão, Bangladesh, Sri Lanka, Nepal, Indonésia e Índia. Eles respeitam a tradição; creem nos livros sagrados, nas divindades, conhecem os ritos; confiam nos guias espirituais, acreditam nas reencarnações, que a pessoa nasce numa casta como resultado do carma (segundo eles carma são as energias conseguidas por alguém numa encarnação, e que o constituirá na próxima encarnação). Os brâmanes são a casta superior, realizam os rituais religiosos e assumem posições de autoridade dentro dos templos. Os hindus são politeístas. Os principais deuses são: Brahma (força criadora do Universo); Ganesha (deus da sabedoria e da sorte); Matsya (Salvador dos humanos); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsável pela manutenção do Universo), Avatar (guerreiro), e muitos outros.

Avatares são deuses indestrutíveis, rápidos como raios, aparecem e desparecem num instante, habitam todas as coisas, animais e pessoas. Portanto todas as coisas, animais e pessoas são deuses, merecem respeito e culto. Por isto, os hinduístas adoram ratos, vacas e mesmo árvores. São reencarnações de deuses. Buda é a primeira reencarnação, Jesus a segunda. Varaah (com 4 braços e cabeça de porco) a terceira, Oxalá e Maomé são outros avatares e quando vier o 10º avatar destruirá o Mundo. Para eles, os “Sutras Avatamsaka” (escritos budistas) e a Bíblia são importantes e inspirados, porém os Sutras são mais inspirados e não tem falsos profetas. Dizem: A Bíblia erra ao dizer que o homem foi criado à imagem de Deus (Gn. 1:27) e ao dizer “no dia em que dela comerdes certamente morrereis” (Gin. 2:17) pois sendo deuses, não morrereis (ver Gn 3:4-5). Na morte o corpo volta para Deus, purifica-se e reencarna milhares de vezes. A Bíblia fala: “… aos homens está ordenado morrerem uma só vez”. Hb. 9:27).

Zoroastro (séc. 7 a.C.), fundador do zoroastrismo, e os gregos clássicos Platão (428/427 a.C., Aristóteles (384-322) foram muito influenciados pela crença hindu e fez parte das suas filosofias. Na helenização, influenciou Sto. Agostinho (séc.4 d.C.) e Tomás de Aquino (séc. 13), teólogos da Igreja Católica, crença defendida pelos jesuítas (ver Do Imaginário à Santa Inquisição).

Michael Servetus (1511-1553) teólogo, filósofo e médico, Oscar Cullmann (1902-1999) teólogo, expert em grego, latim e no Novo Testamento, Le Roy Edwin Froom (1890-1974) teólogo, historiador, escritor, Samuele Bacchiocchi (1938-1908) teólogo, historiador, escritor são alguns dos inúmeros estudiosos a defender a doutrina de que o homem morre uma só vez, ressuscitando na ocasião da volta de Jesus, uns para a vergonha e outros para a vida eterna (João 5:28-29). Para aqueles que creem que a Bíblia é o livro de Deus recomendo a leitura de Dt.18:10-12; Is. 8:19-20 (Deus proíbe consultar os mortos), porque os mortos não sabem coisa alguma, não sentem, não amam, nem odeiam, não participam da vida dos vivos (Ecl. 3:18-22; 9:5-6 e10); os justos só ressuscitarão quando Jesus voltar, (1 Cor 15:51-54, 1 Ts 4:13-18), os maus para pagarem no fogo o mal que fizeram (2Ts 2: 8, Ap 20:13-15). É nisto que Jó e todos os escritores da Bíblia criam (Jó 19:25-27). Então se os mortos não tem participação na vida dos vivos (pois estão mortos) então quem são os avatares e aqueles que aparecem e se manifestam aos vivos? São Paulo diz que são falsos, fraudulentos, que se transformam em apóstolos de Cristo; o fim deles será conforme suas obras (2 Cor. 112:13-15). Ora, se são falsos e fraudadores não são de Deus. Logo…

Recomendo a leitura: Baird T. Sapalding, hinduísta, “Vida e Ensinos dos Mestres do Himalaia – Os Avatares da Índia e do Tibete”. Le Roy Edwin Froom. “Spiritualism Today”, e “Fellow Travelers of Spiritualism”. Samuele Bacchiocchi, “Imortalidade ou Ressurreição”; George E. Vandeman, “Ligações Misteriosas”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?