Capivari

Pedras obstruem rede de esgoto no bairro Castelani

17/11/2017

Pedras obstruem rede de esgoto no bairro Castelani

Pedras e entulhos foram retirados pela equipe técnica (Foto: Divulgação/SAAE)

CAPIVARI | A equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) trabalhou cerca de seis horas no último sábado, 11, para desobstruir uma das principais redes de esgoto do bairro Castelani.

Segundo o chefe da Divisão Operacional, Claúdio Luciano Bossolan, a equipe já vinha recebendo ocorrências de mau cheiro no bairro e quando chegaram ao local constataram que pedras enormes, lixo, gordura, pedaços de madeiras e panos impediam o fluxo normal do esgoto. “O descarte irregular desses objetos entupiram a rede e ocasionaram o extravasamento do esgoto em um dos poços de visita – ponto de manutenção da rede”, explica o funcionário.

Os maiores problemas de obstrução nas redes são causados pelas pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora. O superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, ressalta que a tubulação é adequada para receber apenas o efluente doméstico. “É comum encontrarmos panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento da rede de esgoto. Já retiramos até extintor de veículos, calças jeans, entre outros”, informa o superintendente.

O uso inadequado e o vandalismo podem causar transtornos para a população com o refluxo do esgoto sem tratamento para dentro dos imóveis, o que traz prejuízos para os cofres públicos e para o meio ambiente.

Em situações como esta, o SAAE precisa contratar o caminhão hidrojato que faz a desobstrução das redes com jatos de alta pressão. “Existem casos em que ocorre o rompimento da tubulação e os reparos chegam a levar dias para serem concluídos”, afirma Cabral.

As pessoas que, intencionalmente, jogam lixo ou restos de materiais nas redes de esgoto podem ter problemas com a Justiça, uma vez que danificar ou destruir patrimônio público é qualificado como crime. O SAAE pede aos clientes que denunciem os atos de vandalismo pelo telefone 0800 878 7874 ou pelo 153 da Guarda Civil.

Estação Elevatória

A implantação do coletor tronco de esgotos Caraça e a construção da Estação Elevatória de Esgotos (EEE), no bairro Ribeirão, estão na fase de conclusão.

O projeto permite a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), a implantação do Coletor-Tronco (com extensão de 2.017 metros) e linha de recalque para transporte do esgoto coletado dos bairros São Pedro, Santa Rita e Ribeirão até a Estação de Tratamento de Esgoto do Castelani.

Segundo o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, a obra beneficiará cerca de 10 mil pessoas e despoluirá o ribeirão Água Choca. “A obra conta com licenciamento ambiental, parecer técnico favorável e licença da Cetesb. “Respiramos saneamento, o tempo todo, e é nossa preocupação constante proporcionar à população o acesso universal, preocupados com a preservação ambiental”, explica.

O SAAE adquiriu por meio de licitação, a compra de mil toneladas de cascalho para recuperar o trecho onde foi implantado o coletor tronco de esgotos.

“O saneamento básico é uma prioridade”, destaca o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PSDB). “Temos um forte compromisso com saneamento e a consciência de que cada R$ 1,00 investido traz R$ 4,00 de retorno em saúde pública”, ressalta.

Cetesb

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

Obras de construção da estação elevatória estão em fase final (Foto: Divulgação/SAAE Capivari)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?