Você está aqui: Capa » NOTÍCIAS » Capivari » Bruno Barnabé fala dos 100 dias na presidência da Câmara
07/04/2017

Bruno Barnabé fala dos 100 dias na presidência da Câmara

Bruno Barnabé, presidente do Legislativo (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

Bruno Barnabé, presidente do Legislativo (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI | O vereador Bruno Barnabé da Silva (PSDB), reeleito com 2.829 votos em 16 de outubro de 2016, em seu segundo mandato como vereador, foi escolhido como presidente da Câmara Municipal de Capivari, em votação no dia 1º de janeiro de 2017, logo após a posse dos eleitos para o mandato de 2017 a 2020.
Na terça-feira, 11, Bruno Barnabé (PSDB) completa 100 dias de mandato como presidente da Câmara. Ele fala sobre o período.

O Semanário: Presidente, o senhor está completando 100 dias à frente do Poder Legislativo de Capivari. Como o senhor avalia esses 100 dias de presidência?

Barnabé: São 100 dias desde que assumi a presidência da Câmara Municipal de Capivari, no dia 1º de janeiro deste ano. E desde então, estamos desenvolvendo um trabalho de maior envolvimento do Poder Legislativo nas decisões da administração pública municipal, além de uma projeção da Câmara com atividades culturais e educativas do município.

O Semanário: Como tem sido essa participação do Poder Legislativo nas decisões da administração pública municipal?

Barnabé: Desde o início deste mandato, temos realizado reuniões com os representantes do Poder Executivo, a fim de discutirmos os diversos projetos de lei que chegam para discussão e aprovação no plenário da Câmara. Também estamos nos reunindo com entidades e setores de prestação de serviços e atendimento social e educacional, para identificarmos de perto as necessidades apresentadas pelo município. As reuniões realizadas na Câmara têm trazido resultados positivos porque acabam provocando um trabalho conjunto dos poderes executivo e legislativo. E esse trabalho exige uma análise mais aprofundada dos projetos e das decisões. Estamos vendo bons resultados em relação aos empreendimentos imobiliários e o desenvolvimento econômico de Capivari. Também estamos estruturando a volta do projeto “Vereadores a Caminho”, e com isso, nós, vereadores, estaremos mais perto da população.

O Semanário: O senhor falou a respeito de atividades culturais e educativas. Como essas atividades estão acontecendo na Câmara?

Barnabé: Lançamos o Projeto “Câmara: Arte e Cultura”, na última segunda-feira, dia 3, quando abrimos a Exposição “Uma Viagem Por Capivari Através da beleza Das Crianças”, com 60 painéis de fotografias da fotógrafa Caroline Vitorino. Nessa exposição, a Caroline retrata crianças de Capivari em pontos importantes e históricos do município, e esses pontos foram todos indicados pelo vereador Flávio Carvalho. Nesta sexta-feira, 7, estamos lançando o “Escolas na Câmara”, um projeto educacional em parceria com a Prefeitura Municipal de Capivari, através da Secretaria da Educação. O projeto permitirá aos alunos do Ensino Fundamental ter conhecimento sobre o funcionamento dos Três Poderes, especialmente do Poder Legislativo, e de como a Câmara Municipal de Capivari funciona. Com isso, nós esperamos que a população conheça mais de perto o trabalho dos vereadores da nossa cidade.

O Semanário: D,entro desses 100 dias, como vereador, o senhor também propôs projetos de lei, requerimentos e indicações, além de moções?

Barnabé: Sim. Propus a Moção de Congratulações ao Padre Adalton Demarchi, pelos 25 anos de Ordenação Presbiterial; a Moção de Apelo aos prefeitos de Rafard, Mombuca e Elias Fausto pedindo o envio de recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Capivari; Moção de Congratulações ao amigo e deputado estadual Cauê Macris, que assumiu a Presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo. Fiz indicações ao SAAE para canalização do esgoto do Centro Esportivo José Antonelli, no bairro Santo Antônio e indicação para que a Prefeitura de Capivari envie ofício à Concessionária “Rodovias do Tietê”, solicitando “raspas de asfalto” para que possamos utilizá-las nas ruas do Bairro Cancian. Na presidência da Mesa Diretora, propus alteração do artigo 1° da Resolução 340/2015, que dispõe sobre concessão de Vale Alimentação aos funcionários da Câmara e enviamos ofício solicitando as raspas de asfalto da “Rodovias do Tietê” e ofício à Prefeitura, observando a boa relação entre o Poder Legislativo e os secretários municipais.

O Semanário: Como estão os trabalhos na Câmara em relação aos vereadores? Quantos projetos de lei já foram aprovados em sua gestão como presidente da Câmara?

Barnabé: Os trabalhos estão evoluindo muito bem. Formamos as comissões permanentes de Justiça e Redação, de Finanças e Orçamento, de Serviços e Obras Públicas e Atividades Privadas e de Educação, Saúde e Assistência Social. Realizamos 2 sessões extraordinárias e 9 sessões ordinárias, nas quais aprovamos 62 Projetos de Leis da Prefeitura Municipal de Capivari, da qual ainda temos 5 projetos em andamento nas comissões permanentes. E aprovados mais 4 Projetos de Lei da Câmara Municipal.

O Semanário: Faça suas considerações finais, presidente.

Barnabé: Além de todas essas nossas realizações, e do trabalho que considero de alto nível entre os nossos vereadores, temos o Bate Bola Com o Presidente, um programa ao vivo pelo Facebook que já está em sua 9ª edição, cujo objetivo é levar aos internautas informações sobre os diversos segmentos da nossa sociedade. Nossos projetos na Câmara visam maior transparência e proximidade com a população. Aproveito para agradecer a toda a equipe de trabalho da Câmara Municipal de Capivari, formada por excelentes profissionais que nos atendem diariamente. A toda a nossa população, meu muito obrigado e contem sempre com o nosso trabalho voltado ao bem estar e ao desenvolvimento responsável e sustentável de Capivari.