Você está aqui: Capa » COLUNISTAS » Do Fundo do Baú Rafard » Do Fundo do Baú Rafard
07/04/2017

Do Fundo do Baú Rafard

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

ARTIGO | Dr. José Soares de Faria nasceu em Lavrinhas, no Estado de São Paulo, em 25 de setembro de 1891, filho de Anacleto da Silva Faria e Maria Soares de Oliveira Faria, ambos portugueses.
Em 21de janeiro de 1925 formou-se Doutor em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo.
Veio morar em Villa Raffard, pois fora contratado pelos proprietários da Usina Raffard em 21 de dezembro de 1926, onde trabalhou até 21de dezembro de 1968, quando se aposentou.
Durante todos esses anos sua rotina era atender os doentes no consultório, na parte da manhã, e a tarde ia atender os chamados nas várias fazendas da Usina, como Santa Lídia, Itapeva, São Bernardo, Santa Maria e outras.

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Durante a Segunda Guerra Mundial ele usava uma charrete (foto), depois ia com a Baratinha Chevrolet, da foto e por fim de ambulância. Depois de aposentado voltou várias vezes a Rafard para visitar amigos e parentes.
Na sua última visita passeou de carro pelas ruas, olhando silenciosamente para tudo e todos como se fosse uma despedida. Faleceu em São Paulo no Hospital Jaraguá, no dia 11 de outubro de 1974, e foi sepultado no Cemitério de Rafard, conforme era o seu desejo.

bau-2Nota
O relato acima foi feito por Maria Cândida Pinheiro, filha do médico e humanista, que deixou mais que saudades na cidade que o acolheu, pois ele soube como poucos retribuir a hospitalidade dos moradores da pequena Rafard. Além de excelente profissional, todos que o conheceram sempre o elogiaram, como ser humano ímpar, e pelo exemplo de vida legado, foi merecidamente homenageado e seu nome eternizado na Avenida que leva seu nome na cidade de Rafard.