Você está aqui: Capa » NOTÍCIAS » Capivari » Câmara realiza 15ª sessão do ano
16/05/2017

Câmara realiza 15ª sessão do ano

Foto: Divulgação/Câmara de Capivari (Mesa diretora da Câmara Municipal de Capivari)

Foto: Divulgação/Câmara de Capivari (Mesa diretora da Câmara Municipal de Capivari)

CAPIVARI | A Câmara de Capivari realizou na noite de segunda-feira, 15, no Plenário Abílio Sérgio Annicchino do Palácio 10 de Julho, a 15ª Sessão Ordinária.

O vereador Nelson de Sousa Soares (PR) apresentou diversas indicações, entre elas, o pedido de sinalização de solo delimitando espaço para estacionamento para motocicletas na Rua Padre Haroldo, próximo ao Posto de Saúde Central. Soares também cobrou a colocação de contêiner em frente ao Supermercado Doce Lar, no Bairro Porto Alegre.

O parlamentar indicou ao Executivo a realização de uma campanha de conscientização no trânsito, para que os motoristas conduzam seus veículos em filas duplas nas vias do Centro, principalmente em horários de pico, bem como estacionem de forma correta nas vagas demarcadas. Outra campanha solicitada pelo vereador, é para que os motoristas não estacionem os veículos nas vagas reservadas para idosos, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.

Nelson Soares finalizou as indicações solicitando a manutenção da Rua Benony João Dick, no Bairro Vila Fátima, com passagem de máquina niveladora e colocação de cascalho.

Já o vereador Mateus Scarso (PMDB) pediu o conserto do telhado do prédio da Escola Municipal Augusto Castanho e dos banheiros no Terminal Rodoviário Victório Angelini.

Tribuna livre

Na Tribuna Livre, o vereador Denilton Rocha dos Santos (PMDB) falou sobre a realização do evento Troféu Orsini de Toledo, que por lei, faz parte do calendário oficial do município, sendo comemorado em 13 de maio.

Mateus Scarso contestou os valores pagos pela Prefeitura de Capivari pelo aluguel dos veículos da Guarda Civil Municipal. O vereador Gamaliel Lourenço de Souza (PTN) rebateu com o argumento de que os alugueis dos veículos para a Guarda melhoraram o trabalho da corporação e explicou que a eficiência de cada veículo é levada em consideração na escolha e que o contrato de locação.

O parlamentar Eliseu Serrano (PR) adiantou que fará requerimento para saber sobre salários e benefícios pagos a funcionários comissionados. Já Rogério Marini (PSDB), falou sobre a necessidade da manutenção das ruas de Capivari. Nelson de Souza Soares (PR) usou o tempo para falar sobre a suspensão do ‘Cata Cacareco’.

Flávio Carvalho (PSDB), discorreu sobre a valorização à Banda Marcial Dirceu Ortolani Stein (BAMADOS) e sobre o Troféu Orsini de Toledo, de cujo projeto de lei de sua autoria, surgiu a lei que institui a data no calendário oficial de Capivari. A entrega do troféu, ainda sem data definida será realizada no Palácio 10 de Julho.

Profissionais de enfermagem serão homenageados na sessão do dia 29, foi o que revelou o vereador Guacyro Justino Alfredo (DEM), durante uso da tribuna.

Por sua vez, o presidente da Câmara, Bruno Barnabé (PSDB), falou sobre a homenagem às Assistentes Sociais e convidou todos os vereadores a participarem da passeata de conscientização que faz parte da Semana de Combate à Exploração e Abuso Sexual contra crianças e Adolescentes. O evento acontece neste sábado, 20, às 9h, saindo do pátio da Igreja Santa Cruz.

Ordem do Dia

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram o Requerimento 054/2017, do vereador Denilton Rocha dos Santos (PMDB), através do qual solicita informações sobre questões relativas a leitos de UTI disponíveis na Unimed.

Aprovado também o Requerimento nº 055/2017, do vereador Mateus Scarso (PMDB), através do qual pede informação sobre a possibilidade de Capivari aderir ao Programa de financiamento “Frota Nova Municípios”, operado pelo Desenvolve São Paulo. O mesmo parlamentar, através do Requerimento nº 056/2017, pede que se remeta à Câmara Municipal documentação da Santa Casa relativa a relatórios de receitas e despesas.

O Projeto de Lei nº 071/2017, da Prefeitura de Capivari teve aprovação unânime em 1ª discussão. Ele dispõe sobre a permuta de áreas da classe de bens patrimoniais do município com área de propriedade de Francisco Antônio Augusto e outros. Já o PL 075/2017, também do Executivo, teve pedido de adiamento por duas sessões feito pelo vice-presidente da Câmara, vereador Edson José Bombonatti (PSL).

Os vereadores também aprovaram o PL 040/2017, do Executivo, que dá nova redação ao artigo 2º da Lei Municipal 2907/2003, permitindo adequação do Estatuto da Guarda Civil Municipal à Legislação Federal e amplia o poder de atuação da corporação em Capivari.

A 16ª Sessão Ordinária acontece na segunda-feira, 22, a partir das 19h30, no Palácio 10 de Julho, com transmissão ao vivo pelo site www.camaracapivari.sp.gov.br.