fbpx
19 99646-7010 19 3496-1747 | 3496-2771

Mais de 50 famílias já participam do Recicla Rafard

Prefeito Carlos Bueno e chefe da Divisão de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto com materiais arrecadados (Foto:Divulgação)

A divisão de Meio Ambiente de Rafard implantou um novo método de coleta de recicláveis e mais de 50 famílias já aderiram ao projeto, intitulado Recicla Rafard.

Atualmente, as coletas de materiais recicláveis são realizadas através de um cadastro prévio na divisão do Meio Ambiente, pelo telefone 3496-7520, pelo Whatsapp 99348-0776 ou pelo e-mail meioambiente@rafard.sp.gov.br, informando o endereço e nome completo do morador.

Segundo Guilherme Campos Pagotto, chefe do departamento, os moradores cadastrados recebem um saco plástico na cor amarela ou verde, onde podem ser colocados todos os materiais recicláveis como: papel, plástico, alumínio dentre outros. As coletas são realizadas todas as terças-feiras.

Na última terça-feira, 4, foram coletados cerca de 120 quilos de materiais recicláveis das famílias cadastradas. A expectativa, segundo Pagotto, é que até março de 2019, mais de 200 famílias estejam cadastradas no projeto, e até 2020, aumentar em 15% a coleta seletiva em Rafard. “Tenho certeza de que, em parceria, com os moradores e empresários de nossa cidade conseguiremos dar um fim adequado aos materiais recicláveis de nossa cidade, por isso, peço que todos se cadastrem neste projeto, assim não poluiremos nosso meio ambiente”, convoca o diretor da pasta.

Todo material reciclável coletado é destinado para uma Associação de Tietê, que desenvolve o processo de tratamento dos materiais recicláveis e os enviam às empresas recicladoras.

Encontro

Na sexta-feira, 30, Guilherme Pagotto se reuniu na Câmara de Rafard, com empresários do Distrito Industrial (DIR), para apresentar o projeto e esclarecer a Portaria 076/2018 da Cetesb, que trata sobre parâmetros da logística reversa.

O chefe da pasta de Meio Ambiente explicou que com a nova portaria, os empresários devem comprovar o retorno de 22% do peso seco de embalagens dos materiais recicláveis que a empresa utiliza em sua mercadoria. Ele disse que a coleta de materiais recicláveis também será realizada no DIR. “A portaria da Cetesb demonstra a seriedade do assunto, quando se trata da preservação ambiental. Nosso objetivo é informar os empresários sobre as novas obrigações que passam a valer a partir do ano que vem. Com a parceria do projeto Recicla Rafard as empresas poderão ter documentos que comprovem a destinação correta dos materiais recicláveis”, finaliza Pagotto.

Deixe uma resposta